BIOGRAFIA

Reduto de samba formado por compositores e músicos de São Mateus e adjacências. Essa roda de samba iniciada há mais ou menos 20 anos tem o propósito de mostrar, revelar e trazer ao grande público suas composições e seus interpretes, cantando suas crônicas, poesias e exaltações em forma de samba de terreiro, partido alto, calango,jongo, samba de roda, sincopado e outros.
Trazem em seu repertório sambas que falam do cotidiano do bairro e seu contexto em geral.


     Uma manifestação cultural que traz em seu conteúdo o samba com as mais variadas vertentes do gênero, representada por cerca de 42 integrantes dividido entre músicos, compositores e intérpretes.
Tem como proposta valoriza o compositor, a presença feminina expressada através do canto e da dança, bem como preservar a memória do bairro de geração a geração integrando os membros da comunidade.
Composições feitas por pessoas que tem paixão pelo samba, seguindo uma linha tradicional dando continuidade a um estilo de samba que sempre existiu.

Destaque-se no Berço do Samba de São Mateus também a presença de Tia Cida, que magnetiza a platéia ao dançar no palco como faz durante as rodas de samba que acontecem em São Mateus. É uma presença emblemática, já que o samba

floresceu em São Mateus a partir dos anos 80 em rodas de samba que se realizavam justamente “nos quintais das tias”, a mais importante delas justamente a Tia Cida, que é filha de Blecaute, cantor e compositor falecido em 1963 conhecido como “General da Banda”, sucesso do carnaval que gravou em 1949.

     Já se apresentaram em espaços como: SESC SP e interior, CEUs, Teatros e praças públicas.


O 1ºálbum gravado pelo artista Berço do Samba de São Mateus foi pelo SELO SESC, sendo um CD registrado no ano de 2007 e que chegou a distribuição de 10.000 cópias contando com participações especiais de Beth Carvalho e Almir Guineto, o que ocasionou grande repercussão, mérito e reconhecimento por parte de nossos fãs, artistas, críticos e admiradores e comunidade que o artista reside.



Realizaram diversas apresentações em São Paulo e no Interior, participando de festivais de música e em convenções. O trabalho veio a ter grande repercussão internacional, representando o Brasil em Nova York no Synphony Space pelo World Music Institute realizando dois workshops sobre as origens e linguagens do samba e também na cidade de Cleveland pelo Museum of the Cleveland na Parade Circle.  

O Berço do Samba de São Mateus é composto por:
  1. Direção Geral: Everson Pessoa
  2. voz: Everson Pessoa, Altair Donizete
  3. Violão 7 Cordas: Oscar Novaes
  4. Cavaquinho: Sandoval Luzia
  5. Banjo: Marcelo Ercílio
  6. Percussão: Anderson Candido - Rato
  7. Pandeiros: Fernando Blasques - Jarrão
  8. Percussão 1 e efeitos: Jorge Neguinho,
  9. Percussão 2: Yvison Pessoa
  10. Percussão 3: Gerson da Banda
  11. Surdo: Douglas da Conceição - Piti
  12. Coro: Edson Oliveira, Dulce Monteiro
  13. compositores: Ronny, Rubão das Mulheres, Milber.
  14. Participação especial: Tia Cida.


Produção Geral: Luart Produções Artísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário